Total de visualizações de página

Clic e escute Bolero de Ravel bem diferente

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sensibilização sobre deficiência visual no IFCE Campus Cedro - CE






Campus de Cedro oferta curso de braille


No dia 3 de dezembro, o campus de Cedro promoveu aos alunos do curso licenciatura em Matemática uma rica experiência sobre a inclusão dos deficientes visuais nessa ciência, com a realização de um curso de braille. O evento, sob a coordenação da professora Francisca Alves de Souza, contou com a participação do professor Cícero Carlos Oliveira da Silva e dos alunos Elizangela Gonçalves Arruda e Antonio Rosa da Silva Júnior, do campus de Crato.

Os alunos da licenciatura, futuros professores de Matemática, assistiram a uma palestra sobre deficiência visual, participaram de dinâmicas que simulavam as dificuldades de como é ficar sem a visão, como se proteger na falta de energia elétrica, além de aprender como é a escrita em braille. O discente Júnior mostrou como é escrever em uma máquina especial para pessoas com deficiência visual.

Imagem: Alunos realizando simulação de guias e de deficiente visuais (foto: Francisca Alves de Souza)


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

terça-feira, 23 de novembro de 2010

OFICINAS DE ORIGAMI NO IFCE CAMPUS CRATO









Dando continuidade a primeira oficina de Origami, que aconteceu durante a I Semana do Servidor com a apresentação do Programa Qualidade de Vida do IFCE Campus Crato, nosso segundo encontro foi muito divertido abordando o tema Natal. As dobraduras ganham vida nas mãos dos origamistas.







quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CURSO CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS PROMOVIDO PELA AGIR CONSULTORIA JR. DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UFC CARIRI


A Agir Consultoria Jr. percebendo a carência de profissionais nos arquivos, museus e bibliotecas que dominem técnicas para conservação de atas, certificados, livros, jornais, cartas históricas, entre outros, oferece o Curso Conservação de Documentos. Ele possibilitará avaliar o documento para tomada de decisões preventivas e reparadoras quanto ao prolongamento de vida do suporte físico “papel”.
O curso irá dar noções de restauração com a utilização de papel japonês e cola que funciona primordialmente como espessante neutro, porém é também emulsificante, agente de suspensão homogenizante e aglutinante.
Você aprenderá também confeccionar capa dura usada em monografias, fazer costura japonesa e à francesa.
Público alvo:
Bibliotecários, Bibliófilos, Estudantes de Biblioteconomia, Designe de Materiais, História, Arquivologia e Museologia.
Dias: 09, 16, 23, e 30 de outubro. Aos sábados das 13h30 às 17h30.
VAGAS LIMITADAS
Local de realização: EEFM Polivalente.
Rua José Marrocos - Juazeiro do Norte
Promoção: AGIR Consultoria Jr. Curso de Biblioteconomia da UFC Cariri
Contato: 9971-4935
Facilitador: Carlos Oliveira - participou do Curso Conservação e Noções de Restauração pela Associação de Bibliotecários do Ceará, ministrou oficinas de Conservação no Senac Crato, Senac Juazeiro e UFC Campus Cariri, trabalhou durante seis anos na Biblioteca Central da URCA na Oficina de Conservação/Encadernação de Livros com a supervisão da Restauradora Márcia Burgos e Bibliotecária Altamir Teles.

Programação:
DEFINIÇÕES: Preservação, conservação, conservação preventiva, restauração
AGENTES DE DEGRADAÇÃO DO PAPEL: Internos e Externos
AGENTES FÍSICOS: Luz, Temperatura e umidade relativa
AGENTES QUÍMICOS: Poluição ambiental e Poeira
AGENTES FÍSICOS MECÂNICOS: Guarda inadequada, Manuseio incorreto e Desastres
AGENTES BIOLÓGICOS: Microorganismos: bactérias e fungos
Insetos: traças, baratas, cupins, brocas e piolhos; Roedores; Homem
TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO: Diagnóstico, Monitoramento ambiental, Vistoria, Higienização, Acondicionamento, Reparos: fragmentos, Encadernação e reencadernação, Armazenamento, Plano de salvamento e emergência.

sábado, 21 de agosto de 2010

ENTOMOLOAGIA


Olá você que talvez ache interessante o mundo dos insetos. Precisei coletar insetos para demonstração numa oficina de Conservação de Documentos que ministrei na UFC Campus Cariri. Descobri que existe uma ciência que estuda os pequeninos animais. Pois bem, eis o nome dela: Entomologia. Segundo pesquisa no site abaixo - é a ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas e os animais. A entomologia é proveniente da união de dois radicais gregos entomon = inseto e logos = estudo e vem sendo empregada desde Aristóteles.
Como sou Origamista não pensei duas vezes, vou fazer meu insetário reciclando pepéis de revistas. Veja o resultado!!! rsrsrsr
Insetário: sm (inseto+ário) Instalação onde se conservam, vivos, insetos, para fins de exposição ou estudo. Aqui um verdadeiro.



sexta-feira, 2 de julho de 2010

Centro Cultural BNB Cariri - OFICINA DE ARTE: BRINCANDO, FAZENDO BONECOS E ARTE COM A PALHA DE MILHO

O milho é um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. Existem várias espécies e variedades de milho, todas pertencentes ao gênero Zea.
Todas as evidências científicas levam a crer que seja uma planta de origem americana, já que aí era cultivada desde o período pré-colombiano. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo exceções a lisina e o triptofano.
Tem um alto potencial produtivo, e é bastante responsivo à tecnologia. Seu cultivo geralmente é mecanizado, se beneficiando muito de técnicas modernas de plantio e colheita. A produção mundial de milho chegou a 600 milhões de toneladas em 2004.
O milho é cultivado em diversas regiões do mundo. O maior produtor mundial são os Estados Unidos. No Brasil, que também é um grande produtor e exportador, São Paulo e Paraná são os estados líderes na sua produção.
Atualmente somente cerca de 5% de produção brasileira se destina ao consumo humano e, mesmo assim, de maneira indireta na composição de outros produtos. Isto se deve principalmente à falta de informação sobre o milho e à ausência de uma maior divulgação de suas qualidades nutricionais, bem como aos hábitos alimentares da população brasileira, que privilegia outros grãos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Milho

A Oficina trabalha o lúdico ao passo que as crianças aprendem brincando a fazer bonecos utilizando a palha de milho.





Contatos para Oficinas: 88 8817-5476 :: 88 8844-3262 :: Carlos e Ceiça
Juazeiro do Norte - Ceará - Brasil

sábado, 5 de junho de 2010

Oficina de ORIGAMI no Instituto Federal do Ceará - Campus Juazeiro do Norte

Por que será que diante uma avalanche de informações, voltadas às tecnologias digitais, ainda há quem queira aprender a dobrar papéis?
Pensando nisso as oficinas de Origami refletem sobre essa temática. São muitas as biliotecas que dinamizam suas atividades direcionads à leitura, dentre elas a do IFCE. O Origami não deixa de propor leituras táteis, criativas e releituras não textuais.
A Oficina aconteceu durante a Semana do meio ambiente, precisamente dia 02 de junho à convite da amiga Bibliotecária Lígia Almeida.










A curiosidade em descobrir as articulações, encaixes ou apenas em que resultado final dará tantas dobras, os aprendizes de Origami relaxam e curtem essa arte milenar tão criativa.

sábado, 1 de maio de 2010

OFICINA DE CONSERVAÇÃO DE LIVROS




Do dia 03 ao dia 07 de maio, a Biblioteca do Campus do Cariri estará promovendo a Campanha Preservando o Saber. O objetivo principal é incentivar a preservação do acervo das bibliotecas, a fim de que todas as gerações possam ter acesso à memória registrada, além de estimular o amor aos livros, bem como o respeito ao patrimônio público.

Dentre as ações programadas estão a divulgação de material educativo junto à comunidade acadêmica e usuários em geral; realização de exposições bibliográficas; estímulo à adoção de livros (encapamento especial); premiação de alunos que mais retiram livros por empréstimo nas bibliotecas do sistema.
Também será realizada um oficina de conservação de livros como o facilitador Cícero Carlos. www.cariri.ufc.br

sábado, 2 de janeiro de 2010

Perna pra que te quero ou melhor, asas pra que te quero

Olá queridos(as) origamistas e apreciadores.
Hoje vou contar um fato que aconteceu comigo.
Vocês não irão acreditar.
srssrsrsrsrsrsr
Pois bem, resolvi cair na besteira de apreciar o Eagle (águia) de Joseph Wu que fiz com papel kraft (craft). Não é que de repente Eagle deu um piu bem alto e "pegou o bêco".
Que susto!!!
Bateu as asas e foi em direção ao jardim.
Convenhamos que de águia ela não tinha nada, depois que terminei mais parecia um pato.
Será que ouviu meu comentário e não gostou?
kkkkkkkk
Achei um pouco complicado suas dobras, depois de 27 etapas não sei se terei coragem de fazer um parceiro para ela.
E se quiser ter filhotes?
srsrsrsrrsr

Como disse foi para o jardim, corri atrás, porque isso não é comum acontecer. Nenhum origamista ainda havia feito nenhuma menção sobre a fuga de suas dobraduras. Sei que tem o pássaro que bate as asas, cata-vento e outras dobradoras que são articuladas, mas igual a o meu pato, desculpe, águia não vi igual.
srssrsrsrsrsr
E você já viu algo parecido?


Lá estava bem escondido entre as folhas.
Fiquei de longe observando até onde iria.Por pouco não consegui pegá-lo. Depois pensei bem: os pássaros não foram criados para a prisão. Contudo nunca o prendi, ele foi feito e quem sabe estava só experimentando voar e descobrir o que não conhecia, somente isso.
Então desisti de pegar meu "patinho feio".
Que ele não escute, pois pensa que é uma águia.Vou tentar fazer um Bat, o Hungry Bat, quem sabe o "patinho feio" volta.
srsrsrssrr
O Bat são 14 passos...
Acho que pensa que é um beija-flor ou então está com fome...Agora está atacando os "brincos de princesa".
É realmente o cara pensa que é um beija-flor.
Redinha boa para dormir heim!! Pensa que é um ninho?
Cada vez mais parecido com um pato.
Mas eu juro que fiz igual estava no diagrama de Joseph Wu.
srsrsrsrsrrsr
O bom filho a casa volta.
Espero que tenha gostado da brincadeira.
O que achou?
Fico esperando seus comentários.
Abraços.